joão sousa
trompete

​Natural de Baião,  iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos, na Escola de Música da Banda Marcial de Ancede. Prosseguiu os seus estudos no Conservatório de Música do Porto.

Frequentou a Licenciatura em Trompete na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação dos professores Stephen Mason e David Burt. No ano 2020 concluiu o Mestrado em Ensino da Música – Trompete na mesma escola.

Participou em vários Masterclasses e Estágios de aperfeiçoamento, com os trompetistas Jorge Almeida, Pierre Dutot, Sérgio Pacheco, Giuliano Sommerhalder, Michael Sachs, Clément Saunier, Kevin Wauldron, Sérgio Charrinho, Fred Sautter, Christopher Deacon, Telmo Barbosa, Nuno Silva, João Pedro Vilão, Pedro Tavares, João Mogo, Gileno Santana, Pacho Flores e Fabio Brum.  

Foi premiado em vários concursos internos (2008, 2009, 2011, 2012 e 2013), no Conservatório de Música do Porto, nas categorias de Sopros – Metais e de Música de Câmara. Foi ainda vencedor do Concurso “Bolsa BPI”, em 2012, no Conservatório de Música do Porto. Foi premiado também em 2012, na categoria Juvenil, no concurso de Trompetes, na Póvoa de Varzim e foi finalista da Bolsa Yamaha em 2015.

Colaborou com diversas orquestras:  Orquestra do Norte; Orquestra d’Almada; Orquestra Sinfónica Juvenil; Orquestra Sinfónica Juvenil de Zurique; WESO (West European Symphony Orchestra); Orquestra Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música Nacionais (OJ.Com);  Orquestras de Sopros, Sinfónica, Música de Câmara e de Jazz, no Conservatório de Música do Porto; Orquestras de Sopros, Sinfónica e Ensemble de Trompetes e de Metais, da Escola Superior de Música de Lisboa;

Também faz parte da Orquestra de Sopros e Percussão de Baião sob a qual se apresentou a solo em 2015 sob direção do maestro José Eduardo Gomes.

Atualmente integra a Orquestra Ligeira do Exército e leciona Trompete e Piano no Colégio São Tomás.