A Arca das Artes procura oferecer as experiências mais variadas e enriquecedoras a todos os que a procuram.
O Mini Mozarts esteve no Festival de Telheiras
A Arca das Artes procura oferecer as experiências mais variadas e enriquecedoras a todos os que a procuram.
Desta vez o concerto de alunos teve um palco diferente, a Biblioteca do Palácio Galveias, no Campo Pequeno.
Passando por Camões e Saramago, virando à direita em Hegel mas antes de Kant, no meio de um acervo que chega aos 120 mil livros, foi aí mesmo que alguns alunos das classes de canto, violino, guitarra clássica e flauta transversal puseram em prática o que aprenderam nas aulas e ofereceram a todos os presentes um maravilhoso momento musical.
A música que cada um faz é primeiramente para si, mais não sendo do que um meio para por cá fora um pedaço da arte que existe dentro de nós.
Depois de servir esse primeiro propósito, a música que fazemos é também para os outros, levando-os numa viagem paralela à que fazemos enquanto interpretes.
Foi exactamente nesse espírito que os alunos das classes de Piano e Violino deram corpo a mais uma esplêndida apresentação pública do trabalho desenvolvido durante as aulas de instrumento.
O Guia Para Sair da SÁBADO esteve em Telheiras e não pode deixar de visitar a Arca das Artes.
Uma tarde muito preenchida para todos os que participaram nas filmagens, dando a conhecer um pouco do que a equipa da Arca das Artes faz todos os dias.
A Arca das Artes nunca recusa um bom convite para espalhar arte e alegria pela comunidade!
Este Dezembro, a Arca aceitou o convite de um dos seus parceiros e levou até ao JI de Telheiras um atelier musical.
Muito se cantou, dançou e brincou. Foi um dia cheio de energia, experiências novas, alegria e muita música!
A Arca das Artes não pára de crescer!
Em 2022 a Arca das Artes abre-se em busca de novos desafios e passa a desenvolver actividade regular na Casa do Artista.
Para a Arca das Artes, é um prazer poder trabalhar com uma instituição tão significativa no mundo das artes e dos artistas como é a Casa do Artista.
Coube aos alunos das classes de Canto, Violino e Guitarra a tarefa de dar corpo à última audição de alunos, deste ano lectivo.
No passado dia 3 de Julho o Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro foi palco de momentos musicais únicos e especiais.
A equipa da Arca das Artes | Música, pode agora ir de férias, com a certeza absoluta de que contribuiu, de facto, para que exista mais e melhor arte nas nossas vidas!
Obrigado a todos!
É com imensa satisfação que a equipa da Arca das Artes vê os seus alunos evoluirem e criarem momentos musicais únicos.
Os alunos viajaram entre Bach e Billie Eilish, levando o público numa sensacional viagem musical.
Uma audição que a todos encheu de orgulho!
O Quem Conta um Conto esteve no Festival de Telheiras. Desta vez no antigo Lagar da Quinta de São Vicente.
Contaram-se estórias sobre estórias, estórias sobre palavras e estórias sobre livros.
Ouviram-se palavras difíceis, palavras banais e palavras novas, acabadinhas de inventar. Que grande confusão de palavras! Uma verdadeira “palavusão”.
No final todos construiram o seu livro mágico, à medida do que a imaginação ditou!
No sábado, dia 28 de maio, a Arca das Artes participou no Festival de Telheiras com um concerto ao ar livre, no icónico Jardim de Telheiras.
Estiveram presentes os alunos Maria Caetano, Margarida Caetano, Inês Monteiro, Duarte Santos e Catarina Rodrigues que, brilhantemente, deram a conhecer, à comunidade, o trabalho desenvolvido nas aulas de música da Arca das Artes.
O Coro e Orquestra Gulbenkian apresentaram mais uma vez esta obra icónica.
A Arca esteve hoje com muita atenção a ouvir o concerto em streaming. Entre os participantes esteve Tânia Viegas, membro do Coro Gulbenkian desde 2008.
O Quem Conta um Conto esteve, dia 22 de maio, na Feira do Livro & do Disco, organizada pela Casa do Artista.
Joana Maria Ramos trouxe, mais uma vez, a magia das histórias e dos livros até aos mais pequenos.
Dia 20 de abril de 2022, o pianista Felipe Rodrigues, professor na Arca das Artes, deu um recital no Kemp Recital Hall, a convite da Illinois States University.
Inês Monteiro, aluna de Canto e Piano da Arca das Artes, esteve, no passado dia 14 de abril, no Centro de Dia de Santo Eugénio – Santa Casa da Misericórdia.
Um bonito momento musical para a comunidade, a convite da Dra. Carla Miranda, no âmbito do 34º aniversário do Centro.
“Se não foi fácil para os trabalhadores por conta de outrem manobrarem os primeiros tempos de pandemia, o que dizer dos profissionais liberais?”
“Foi então que, num misto de necessidade e oportunidade, nove amigos se juntaram para fundar a Arca das Artes, no final de 2020, uma escola onde há música, teatro, sessões de leitura e onde se estimula a criatividade.“
“A pandemia tirou-nos do nosso comodismo e deu-nos tempo. Foi a oportunidade de fazer o que desejávamos”,
“Os objetivos de curto prazo são aumentar o espaço, o número de alunos e de valências, integrando outras artes na mesma Arca.”
A pianista Júlia Pereira, professora da Arca das deu uma entrevista à Câmara Municipal de Lisboa.
“Lisboa é agora a minha casa.”
“Estudei português e a história de Portugal e fiquei apaixonada. Adoro a história de Portugal, …”
“…hoje estou num novo projeto, a @arcadasartes, onde tenho alunos dos 5 aos 85 anos, e adoro.”
“Tenho muitas saudades da minha família e do meu país, e o que se está a passar agora na Ucrânia deixa-me muito triste… custa-me falar disto, ninguém estava à espera desta brutalidade. Tenho tentado apoiar como posso.”
Aconteceu, no passado dia 23 de janeiro, no fantástico espaço da Livraria Ler Devagar, mais uma audição de alunos da Arca das Artes.
O trabalho de preparação foi imenso mas totalmente compensado pelo brilhante desempenho de todos os participantes.
Depois de meses de trabalho online, os alunos da Arca das Artes puderam, finalmente, apresentar o seu trabalho, ao vivo.
Dia 12 de dezembro realizou-se a primeira audição de piano em formato presencial.
Uma apresentação que a todos encheu de orgulho e certeza de que a música é capaz de ultrapassar todas as barreiras!
Joana Maria Ramos, precursora e dinamizadora do projecto Quem conta um conto na Arca das Artes, esteve ontem, dia 11 de setembro, no stand da editora The Poets and Dragons Society na 91.ª Feira do Livro de Lisboa, a contar mais uma estória fantástica.
Desta vez, contou-nos a estória de SID, um cãozinho cheio de entusiasmo e felicidade que, com a ajuda do seu pai, aprende a acreditar em si próprio. Um conto de Jez Alborough.
O pianista Felipe Rodrigues, professor na Arca das Artes, esteve com o seu aluno André no programa da SIC “Estamos em Casa”, a mostrar um pouco do seu trabalho como professor e intérprete.
A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa entrevista Joana Ramos sobre os projectos inovadores que desenvolve na Arca das Artes.
“projecto de alumna da FLUL ajuda pais e crianças durante o confinamento”
”Em 2020, com a pandemia da COVID-19 a trazer alterações ao ensino e aprendizagem das crianças, muitos foram os desafios que se colocaram aos alunos, pais e professores. Novidade para todos, o confinamento levou a antiga aluna da FLUL Joana Maria Ramos, licenciada em Estudos Artísticos em 2013, a criar um ginásio onde o exercício é criativo.”
”Professora de artes, Joana Maria Ramos trabalha também online a criatividade dos mais pequenos, no projecto Quem Conta um Conto”
A Arca das Artes está a preparar novidades!
Há um Grupo de Teatro prestes a nascer.
A Arca das Artes está a preparar algumas novidades para o próximo ano lectivo, entre elas, packs de aulas de Voz e Dicção, e ateliers regulares de Música para Bebés e Musicalização Infantil.
No próximo dia 3 de julho realizar-se-á a audição de final de ano lectivo dos alunos de guitarra, violino e canto.
Nos dias 18 de junho e 3 de julho irão realizar-se as audições de final de ano lectivo dos alunos de instrumento e canto.
A Arca das Artes integrará a programação do Festival de Telheiras com a actividade Quem Conta um Conto, que se realiza no dia 4 de junho.
Dia 28 de maio a Arca das Artes participará no Festival de Telheiras com um concerto de alunos.