inês arede
clarinete

Natural de Aveiro, Inês Arede iniciou os seus estudos musicais com sete anos na Academia de Música da Banda Velha União Sanjoanense. Em 2010 ingressou no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian onde estudou com o Professor Tiago Abrantes. Em 2012 ingressou no Conservatório de Música da Jobra, no Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão, onde estudou com o Professor João Moreira e em 2015 ingressa no ensino superior. É licenciada em performance- variante clarinete e mestre em ensino da música pela Universidade de Aveiro.  

Durante o seu percurso académico, Inês Arede foi laureada tanto a solo como em música de câmara, tendo sido galardoada com o 2º Prémio no Concurso “Prémio de Interpretação Frederico de Freitas 2017”- Universidade de Aveiro; menção honrosa no “Verão Clássico 2017”, atribuída pelo Professor Pascal Moraguès e o 3º Prémio no IV Concurso Nacional de Jovens Clarinetistas- Categoria Sénior inserido no Festival Clarmeet.Porto 2016.

Com o Duo Yin Yang (clarinete e acordeão), foi laureada com o 1º Prémio no Concurso Folefest 2018 e foi convidada, por duas vezes, a participar num concerto com transmissão em direto para a Antena 2. Com este agrupamento foi ainda laureada com o 1º Prémio na Categoria Música de Câmara na “21ª Semana Internacional do Acordeão – Alcobaça 2017”, 2º Prémio no Concurso de Música de Câmara CulturXis 2017 e foram semi-finalistas no Prémio Jovens Músicos 2018.

A sua vida ativa enquanto clarinetista reflete-se nas várias masterclasses em que participou até então, com professores mundialmente conhecidos como: Philippe Cuper, Michel Arrignon, Josep Fuster, Venancio Rius, António Saiote, Nuno Pinto, Nuno Silva, Carlos Alves, Hugo Queirós, entre outros. Em 2019 foi uma dos 12 clarinetistas selecionados para uma masterclasse com o Professor Pascal Moragués, organizada pela Académie Musicale de Villecroze, Provence- Alpes- Côte D’Azur, França.

Já colaborou com várias orquestras nomeadamente: Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmónica Portuguesa e Orquestra Filarmonia das Beiras tendo tido a oportunidade de trabalhar sob a direção de maestros de renome como: Johan de Meij, Jean Sebastian Bureau, Alex Schillings, Ernest Schell , Ryan Wigleworth, Claude Villaret, Javier Vicero, Alberto Roque, José Eduardo Gomes, Luís Carvalho, Paulo Martins, José Pedro Figueiredo, entre outros. A nível académico foi selecionada para o Estágio Gulbenkian para Orquestra 2019 e para o Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa em 2018 tendo realizado uma digressão nacional com ambas.

Também participou em vários festivais tais como: Tedx 2018, Verão Classico 2017, Clarmeet.Porto 2015, 2016, 2017 e 2018, ClarinetTalents 2015 e 2016 e 1001 músicos em 2012.

Atualmente colabora regularmente com a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Banda Sinfónica Portuguesa.

Desde Abril de 2022 é músico honorífico da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.