luísa semedo
violino

Luísa Semedo nasceu em Lisboa (2000), iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos no projeto Orquestra Geração. Projeto que promove o desenvolvimento social através da música e é inspirado no “El Sistema”, sistema de orquestras infantis e juvenis da Venezuela. Entre 2010 e 2016 realizou diversos estágios de orquestra onde teve a oportunidade de ser chefe de naipe e concertino. Numa fase inicial, a música era apenas como uma atividade extracurricular, mas pouco a pouco foi tornando-se cada vez mais presente a ideia de que fazia parte da sua identidade.

Em 2016 ingressou no curso profissional de instrumentista de cordas e teclas da escola artística de música do conservatório nacional na classe da professora Anne Victorino d’Almeida e posteriormente na classe da professora Sofia Grilo. Na mesma instituição, estudou também piano com a professora Cristina Cardoso e viola d’arco com o professor Ricardo Mateus. Realizou diversos recitais, e fez a estreia da peça Vislumbre da Ascensão do compositor Pedro Rocha no Teatro Aveirense.

Participou em diversas aulas e masterclasses de violino e música de cama  orientadas pelos professores Ana Pereira, José Pereira, Anne Victorino d’Almeida, Ricardo Mateus, Ursula Dehler, António Barbosa, Daniel Canelas, Juan Rojas, Anna Tomasik , Alexei Eremin, Paul Wakabayashi entre outros.

Desde muito cedo que começou a tocar em orquestra, dando uma vasta experiência. trabalhou com maestro como Gustavo Dudamel, Pedro Neves, José Eduardo Gomes, Ulyses Ascanio, Filipe Coelho, António Saiote, Emilio Pomàrico, Jean-Marc Burfin, Bruno Campo, Etienne Abelin, José Olivetti, entre outros.

Em 2015 e 2017 participou no estágio do Sistema Europe Youth Orchestra, realizado em Milão e Atenas respetivamente, projeto que também é inspirado no “el Sistema” que reúne jovens das várias delegações europeias. Em 2019 teve a oportunidade de colaborar com a Opéra Nice Côte d’Azur interpretando a ópera “Peter Pan”.

Teve a oportunidade de colaborar algumas vezes com a orquestra Gulbenkian no âmbito do projeto “Side by Side”, parceria entra a Orquestra Geração e a fundação Calouste Gulbenkian. Atualmente, frequenta o 3° ano do curso de música na Academia Nacional superior de Orquestra na classe do Professor José Pereira.